Vou me casar. Quais documentos e informações preciso saber?

Casar envolve afeto, festa, planos… mas também organização. E não estamos falando apenas da cerimônia. Quando duas pessoas decidem oficializar a união, seja pelo casamento civil ou pela união estável, existe uma série de providências que precisam ser tomadas antes da formalização e quanto antes o casal se informar, melhor.

O primeiro passo é reunir os documentos pessoais básicos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento com averbação de divórcio (se for o caso), comprovante de residência e, eventualmente, documentos de estrangeiro. Mas não é só isso. Também é essencial conversar sobre o regime de bens, que vai definir como o patrimônio será administrado e partilhado em caso de separação ou falecimento.

Essa escolha exige atenção. Se o casal não fizer um pacto antenupcial em cartório antes do casamento, valerá o regime legal que atualmente é o da comunhão parcial de bens. Ou seja, tudo que for adquirido durante o casamento será de ambos, ainda que esteja em nome de um só. Para quem tem empresa, patrimônio anterior ou filhos de outro relacionamento, essa decisão pode impactar diretamente o planejamento de vida.

E mais: quem está se casando também deve organizar informações sobre bens já existentes, dívidas, investimentos, filhos anteriores e projetos futuros. Tudo isso deve ser levado em consideração para que o casal construa uma vida com segurança jurídica e sem surpresas desagradáveis.

O casamento é uma escolha de vida, mas também um contrato. E, como todo contrato, quanto mais claro e bem planejado, melhores as chances de funcionar bem.

Vai casar? Antes de qualquer decisão, consulte um advogado de família para entender as implicações jurídicas do casamento e organizar tudo da melhor forma.

Fale agora conosco!